fbpx

Tema:

Você sabe quais são os sintomas da ansiedade?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe quais são os sintomas da ansiedade?

Preocupação excessiva ou a sensação de que alguma coisa ruim pode acontecer a qualquer momento, medo do que ainda não aconteceu, e portanto, não é real. O transtorno de ansiedade pode causar as seguintes sensações: sudorese, arritmia cardíaca, embrulho no estômago, entre outros sintomas. Você se sente assim?

Estes sinais podem estar associados ao transtorno de ansiedade. No mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com o problema, e o Brasil é o líder mundial, onde ele atinge 9,3% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ansiedade é uma doença?

Depende da intensidade dos sintomas e sua duração. É normal sentir ansiedade frente a situações como uma apresentação de trabalho, entrevista de emprego ou encontro afetivo, mas depois esse sentimento passa.

Quando há uma reação intensa, preocupação exagerada no dia a dia, em que a pessoa não consegue relaxar, apresenta pânico ou tensão constante por períodos prolongados, pode configurar um transtorno de ansiedade.

Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?

Os sintomas psicológicos podem envolver medo, angústia, dificuldade para relaxar ou se concentrar, insônia, preocupações excessivas e negativas. Fisicamente os sintomas podem se manifestar como:

  • Falta de ar
  • Boca seca
  • Sudorese
  • Náusea
  • Tremores
  • Tensão muscular
  • Dor no peito
  • Taquicardia
  • Tonturas
  • Formigamento
  • Hiperventilação
  • Calafrios ou ondas de calor

Transtorno de ansiedade tem tratamento?

Sim, porém é fundamental procurar um profissional de saúde, como um psicólogo ou psiquiatra para o diagnóstico adequado. Com o tratamento, é possível aprender a lidar com a ansiedade e reduzir seus impactos no dia a dia. 

O tratamento pode envolver:

Psicoterapia

Fazer terapia ajuda o cliente a identificar os fatores que o levam à ansiedade, o ajudando a se relacionar melhor com seus sintomas e as situações a eles decorrentes.

Na VIVA10, plataforma de acesso à saúde, você faz sua assinatura anual a partir de R$29,90/mês e pode marcar consultas presenciais ou on-line com psiquiatras e psicólogos para o diagnóstico e tratamento da ansiedade. 

Clique aqui e saiba mais.

– Terapias complementares

Adotar práticas de respiração, yoga, meditação, aromaterapia, acupuntura, musicoterapia entre muitas outras, podem aumentar a sensação de bem-estar e um melhor controle dos quadros de ansiedade, apoiando o tratamento psicológico.

Se você se interessa por essas linhas terapêuticas, assine a VIVA10. Na plataforma você encontra terapeutas complementares qualificados e pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

– Hábitos saudáveis

Praticar atividades físicas regulares, manter uma boa alimentação, ter momentos de descanso, evitar o excesso de álcool, café, cigarro e outros estimulantes, além de boas horas de sono, podem colaborar para prevenir a ansiedade.

Cuidar da saúde preventivamente é fundamental. Ao assinar a VIVA10 você se conecta com personal trainers e nutricionistas para manter a rotina equilibrada e saudável, prevenindo problemas de saúde. Saiba mais aqui

– Medicações

Em alguns casos o psiquiatra pode indicar o uso de medicamentos, porém, essa orientação deve ser feita de forma cuidadosa, após diagnóstico médico.

Cuide de sua saúde mental e viva com muito mais tranquilidade

Fontes: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/17/ansiedade-o-que-e-quais-os-tipos-os-sintomas-e-tratamentos-mais-eficazes.htm
https://saude.abril.com.br/medicina/ansiedade-o-que-e/

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.