fbpx

Tema:

A tecnologia na saúde – Atendimentos online e telemedicina

Share on facebook
Share on linkedin

A tecnologia na saúde – Atendimentos online e telemedicina

São muitas as tecnologias que estão revolucionando a medicina, como as terapias genéticas, células-tronco, inteligência artificial, biotecnologia. E a digitalização tem permitido que serviços e atendimento de qualidade estejam disponíveis para muito mais gente, o que é fundamental não apenas para tratar mas, principalmente, para prevenir doenças.

A telemedicina não é, exatamente, uma novidade. Mas, chamou a atenção e ganhou muito mais espaço por causa da pandemia de Covid-19 e hoje é considerada um importante complemento aos atendimentos presenciais, facilitando o acesso à saúde e ao bem-estar no mundo todo. E para sua segurança, a telemedicina funciona de forma totalmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil.

A principal vantagem é oferecer assistência médica de prevenção e cuidados periódicos às pessoas sem a necessidade de atendimento presencial para avaliação. Isso permite, por exemplo, que seja feita uma consulta com um especialista que ainda não esteja disponível em uma determinada cidade. Na prática, a telemedicina ainda possibilita que os profissionais de saúde criem uma relação com seus pacientes a longo prazo e conversem dentro da comunidade médica, com a finalidade de estabelecer diagnósticos ainda mais completos.

Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos, metade da população brasileira realizou serviços de saúde online nos últimos 12 meses. Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, de acordo com a Saúde Digital Brasil – associação que representa os operadores de telemedicina do País.

Atendimentos online e uso da telemedicina na VIVA10

Diante de tamanha facilidade, na VIVA10 você encontra uma grande rede de especialistas de saúde e profissionais de bem-estar, com atendimentos por videochamada e uso da telemedicina. Além de ter acesso ao pronto atendimento médico online, disponível 24 horas por dia, o que oferece mais facilidade e praticidade para o seu dia. Com atendimentos remotos, você não precisa sair de casa, economiza  tempo de deslocamento e também evita ficar em filas de espera.

Com a tecnologia, ficou mais fácil o acesso a tratamentos e atendimentos que podem também contribuir para a saúde mental, para uma alimentação balanceada com nutricionista e até mesmo para a realização de sessões de fisioterapia. O psicólogo Nielsen Ribeiro Brandão compartilhou com a gente sobre sua experiência com atendimentos online nos últimos anos:

“Para mim, a terapia online proporciona muita praticidade para os pacientes, por facilitar o acesso à assistência e vencer barreiras como disponibilidade de tempo e deslocamento. E para mim, como profissional, permite maior flexibilidade de horário e maior assertividade no atendimento de pacientes com perfis mais retraídos. Eu uso e recomendo a plataforma digital que sempre preza segurança da informação e qualidade do atendimento.”

Ter um estilo de vida mais saudável aumenta a chance de controlar e até evitar doenças mais complexas e crônicas. A saúde é nosso bem mais precioso, pois influencia diretamente em nossos relacionamentos, na boa convivência com familiares e amigos, e nos leva a ter maior produtividade no trabalho. Enfim, cuidar da saúde e do bem-estar é um ato de amor próprio e por aqueles que nos cercam. Você merece viver bem!


Conheça as assinaturas VIVA10 e faça parte da comunidade de pessoas que buscam por mais qualidade de vida.

Veja também

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades direto no seu e-mail.